Clique aqui e conheça a Juno, a nova cara do Boleto Fácil! x
keyboard_arrow_up
Emita boletos agora! CADASTRE-SE

Perguntas Frequentes

Entrar em contato

Sobre o Boleto Fácil

O que é o Boleto Fácil e como funciona?

O Boleto Fácil é um serviço de emissão de cobranças com segurança e agilidade para você receber seus pagamentos sem burocracia. Como somos uma intermediadora de pagamentos, você emite as cobranças pela nossa plataforma e, assim que o pagamento é feito, os valores ficam disponíveis no seu saldo online e podem ser transferidos para sua conta bancária. E você controla tudo isso pela nossa plataforma e pelo app no seu celular Android. Fácil, né? Você pode saber mais sobre o Boleto Fácil aqui

Qual a diferença entre o Boleto Fácil e o banco?

O Boleto Fácil é uma alternativa ao banco. Modéstia à parte, uma alternativa bem melhor que o banco. As cobranças que você emite pelo banco, quando pagas, vão diretamente para a sua conta bancária. Mas eles cobram taxas sobre cada cobrança enviada, compensada, cancelada, dado baixa e emissão de segunda via, sem falar no atendimento difícil e no processo burocrático.

Com a gente você só paga taxas sobre os boletos pagos e tem um atendimento rápido, transparente, acessível, sem burocracia e uma plataforma bem fácil de usar. Escolhe a gente!

Dúvidas gerais

Posso emitir cobranças para meu CPF?

Não, só permitimos essa opção caso de teste da plataforma. Nesse caso você pode emitir uma cobrança de até R$20,00 para o seu próprio CPF. Para cobranças reais, os dados da cobrança devem estar sempre com nome e CPF do pagador.

Posso emitir cobranças com meu CPF?

Sim! Basta cadastrar seu nome e CPF para começar a testar a plataforma.

Meu cadastro foi bloqueado. Por quê?

Para seu cadastro ser aprovado, ele precisa estar de acordo com os nossos Termos de Uso. Fazemos uma série de verificações internas que seguem os padrões do Banco Central, e por isso pode não ser possível dar continuidade ao seu cadastro.

Caso queira saber a causa de não conseguirmos continuar nossa relação comercial, pode ver nossos Termos de Uso ou perguntar ao nosso time que explicaremos a você.

Pessoas/empresas com restrição de crédito podem emitir cobranças?

Nós não consultamos SPC ou Serasa, então pode usar nosso sistema sem preocupações.

Tem algum tipo de negócio com o qual vocês não trabalham?

Existem algumas linhas de negócio com as quais não podemos trabalhar por lei, infelizmente. Se quiser saber quais são, é só ver o item 4 dos nossos Termos e condições de uso. Lembramos que podemos rever qualquer linha, sem aviso prévio, em caso de comportamento suspeito.

Preciso ter carteira de clientes para usar o Boleto Fácil?

Não é necessário ter carteira de clientes para usar o Boleto Fácil.

Os boletos podem ser pagos em qualquer banco/lotérica?

Boletos com registro: antes e depois do vencimento, eles podem ser pagos em qualquer lugar, caso ele tenha aceite.

Boletos sem registro: até o vencimento, seus clientes podem pagar os boletos em qualquer banco, lotérica ou até mesmo pela internet. Após o vencimento, eles só poderão ser pagos no Banco Santander ou atualizando pelo nosso sistema em qualquer banco.

Meu cliente pagou o mesmo boleto duas vezes. Como resolver?

No caso de duplicidade os valores são transferidos normalmente para o seu saldo virtual, e você pode negociar o estorno ou descontos diretamente com o seu cliente.

Um cliente não pagou o valor total do boleto. Como faço?

Pode acontecer do cliente digitar o valor errado no caixa ou no internet banking. O valor pago vai normalmente para o seu saldo virtual. Neste caso, apenas emita uma nova cobrança para ele, e negocie o pagamento do restante do valor.

Um cliente pode cancelar uma cobrança?

No email que enviamos para seu cliente junto com o boleto, há uma opção para que ele cancele a cobrança.

Mas fique tranquilo: mesmo que seu cliente cancele a cobrança por engano ou por outras razões, a cobrança permanece ativa e ainda pode ser paga. Você não será prejudicado em nada. O que muda é o status da cobrança na sua plataforma para ajudar a sua organização.

Tenho um cliente com restrição de crédito. Ele pode receber cobranças mesmo assim?

Nós não consultamos SPC ou Serasa, então seus clientes podem receber as cobranças sem problema algum.

Cadastrei minha empresa. Posso usar uma conta bancária de pessoa física?

Caso tenha cadastrado um CNPJ MEI (Micro Empresário Individual), podemos trabalhar com sua conta pessoal sem problemas. Também abrimos exceções para empresas de outras naturezas jurídicas, desde que você seja o único proprietário dela. No entanto, se você cadastrou uma associação ou Ltda., a conta precisa estar em nome da empresa.

O cliente pagou, mas o valor do boleto não caiu pra mim. O que faço?

Isso é bem raro, mas se acontecer, não se desespere:

  • Primeiro, peça a seu cliente que envie pra você uma foto do comprovante de pagamento do boleto e então nos encaminhe pelo chat ou pelo email ola@boletobancario.com
  • No email informe também o número do boleto que não compensou, que está na sua aba de Cobranças. Vamos conversar com o pessoal do banco e ver o que aconteceu.

Talvez demore um pouco, porque o banco tem que abrir um chamado interno, verificar se o boleto ainda está lá dentro e se o sistema realmente processou o pagamento ou não. é um processo mais dependente do banco do que de nós, mas dá tudo certo no final.

Os boletos emitidos pelo Boleto Fácil são registrados?

Estamos seguindo o calendário da FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos), e o registro de todos os nossos boletos vai ser de acordo com a conclusão do sistema de registro deles. Acompanhe o calendário da FEBRABAN aqui.

Vocês protestam automaticamente os boletos?

Nós não consultamos SPC ou Serasa, por isso não negativamos seus clientes nem temos uma função de protesto. Mas se você quiser protestar, pode fazer por terceiros ou diretamente em um cartório.

é bom explicar que não é possível protestar o boleto, mas sim o cliente pelo não pagamento de um serviço prestado ou produto vendido. Para protestar, você vai precisar do título de crédito associado ao boleto, por exemplo: Nota Fiscal, Duplicata Mercantil, Nota Promissória etc.

O procedimento de protesto varia muito de acordo com a região, por isso orientamos que você consulte um cartório ou empresa especializada para saber como agir.

Vocês trabalham com empresas de fora do Brasil?

O BoletoBancário.com não faz intermediação para empresas estrangeiras. Para esses casos temos um parceiro de peso - o EBANX - que trabalha exatamente para atender empresas estrangeiras no mercado brasileiro.

O site para mais informações é www.ebanx.com.br

Vocês fazem adiantamento de recebíveis do boleto?

Por enquanto ainda não fazemos adiantamento de recebíveis do boleto, somente de pagamentos com cartão de crédito.

Quero dividir o valor que recebo com outra pessoa. é possível?

A divisão de receitas (conhecida como split) permite que o valor recebido por uma cobrança seja dividido entre dois favorecidos vinculados entre si no Boleto Fácil. Normalmente esse recurso é utilizado por lojas virtuais (e-commerces ou marketplaces) que têm vendedores ou representantes associados e que comercializam produtos ou serviços por meio da empresa.

A configuração do split é feita pelo nosso time, então pode nos contactar que conversamos sobre a sua necessidade, ok?

Meus clientes podem pagar boletos com débito automático?

Para configurar o DDA, o boleto precisa ser registrado e o cliente precisa configurar isso com o gerente da conta bancária dele. No entanto, nem todos os boletos possuem registro: ainda estamos aguardando atualizações da FEBRABAN sobre o sistema de registros.

E se o cliente não pagar?

Se o cliente não pagar, você não paga taxa alguma: nossas taxas só se aplicam para cobranças pagas. O cliente não é negativado nem protestado se não pagar, mas se você quiser pode protestar seu cliente por meio de um cartório.

Lembre-se: não é possível protestar o boleto pelo não pagamento de um serviço prestado ou produto vendido, e sim o cliente. Para isso, você vai precisar do boleto não pago e uma nota fiscal, duplicata mercantil, nota promissória, contrato etc. O processo de protesto varia muito de acordo com a região. Neste caso, entre em contato com um cartório da sua cidade para se informar.

Preciso declarar os meus recebimentos no Imposto de Renda?

Sim. Todos os valores recebidos pela nossa plataforma têm que ser declarados na Receita Federal normalmente. Você vai precisar do seu informe de rendimento e extrato de movimentação bancária para fazer sua declaração junto à Receita.

Abri minha empresa e preciso mudar meu cadastro de CPF para CNPJ. Como faço?

Para isso, basta cadastrar um novo Favorecido com seu CNPJ.

Preciso de autorização do meu banco para emitir os boletos?

Não, não é preciso nenhum envolvimento do banco onde você tem conta. Os valores são recebidos em uma conta operacional nossa, e depois transferidos para sua conta bancária.

Como sei quais boletos foram pagos?

Existem 3 formas de verificar os pagamentos recebidos:

  • Você recebe uma notificação por email dos pagamentos recebidos.
  • Na página de cobranças, aquelas que foram pagas terão o status 'Pago' e constará o valor pago.
  • Na página de extrato.

Para sistemas integrados também são enviadas as notificações de pagamento diretamente para o seu sistema.

Qual nome aparecerá nos boletos emitidos por mim?

Para Pessoa Física, na parte de cima do boleto vai aparecer o seu nome completo e CPF. Para Pessoa Jurídica, a razão social ou nome fantasia da sua empresa e CNPJ. Abaixo, o nome e CNPJ do BoletoBancario.com. Clique aqui para ver um modelo de boleto

Posso personalizar os boletos com meu logo e cor?

Claro! Para personalizar seus boletos com a sua logo, faça o login na plataforma e entre na aba "Favorecidos". Depois, clique no menu de "Ações" (os quadradinhos no lado direito da tela) e selecione a opção "Configurações". Na tela que abrir, coloque a imagem da sua logo e deixe seus boletos com a sua cara. Essa função por enquanto só pode ser feita pelo computador, ok?

Posso receber os valores em conta poupança?

Sim, os valores podem ser recebidos tanto na conta poupança quanto na conta corrente.

Posso receber os valores em conta conjunta?

Sim, mas somente se o cadastro for em nome do primeiro titular.

Posso receber os valores em conta salário?

Não, conta salário só pode receber pagamentos de salário. Você só pode receber os valores na sua conta poupança ou corrente.

Posso transferir o saldo para qualquer conta bancária?

Para pessoa física, o titular da conta deverá ter o mesmo CPF do cadastro.

Para pessoa jurídica, a conta bancária deverá estar em nome da empresa, com exceção de MEI - Micro Empreendedor Individual ou Empresário Individual, que poderá estar em nome do empresário.

Gostaria de testar a emissão de cobranças antes de emitir para clientes reais, como faço?

Sugerimos que cadastre a você mesmo como cliente e emita uma cobrança teste. Não é necessário pagá-la, neste caso não haverá nenhuma taxa envolvida. Para cobranças de teste, o valor não deve ultrapassar R$ 10,00.

As cobranças reais não podem ser emitidas para o seu próprio CPF, ok?

Para desenvolvedores, nosso ambiente de testes está em sandbox.boletobancario.com

Preciso instalar algum sistema em meu computador para utilizar o Boleto Fácil?

Não é preciso instalar nenhum sistema em seu computador, o Boleto Fácil está disponível 100% em ambiente seguro via Internet.

Meu cadastro

Preciso mudar o meu endereço. Como faço?

Acesse a aba de Favorecidos, e no menu de Ações (os quadradinhos à direita da sua tela) clique em "Editar favorecido" e complete as informações. As alterações serão feitas logo, logo.

Quero usar um email diferente. Como altero?

A alteração de email deve ser feita por você em um computador, ok? é só entrar na aba "Favorecidos" e localizar o menu de "Ações" (os quadradinhos no lado direito da tela) . Clique nele e então em "Alterar Email".

Escreva o novo email nos campos. Não se esqueça de marcar as caixas de seleção de acordo com os emails que você quer alterar. Pronto. Você vai receber um email de confirmação assim que estiver tudo certo.

Não consegui mandar meus documentos pela plataforma. Como faço?

Caso não tenha conseguido enviar por seu arquivo ser muito pesado ou por qualquer outro motivo, envie seus documentos para ola@boletobancario.com que resolvemos para você.

Preciso mudar minha conta bancária. Como faço?

Acesse a aba de Favorecidos, e, no menu de Ações (os quadradinhos no lado direito da tela), clique em "Editar Favorecido", selecione a caixinha de "Alterar Dados Bancários" e preencha os campos. Depois é só aguardar que fazemos a alteração para você.

Posso usar um nome fantasia?

Pode sim, mas somente para cadastros de CNPJ.

Esqueci minha senha. Como faço?

Acontece, né? Mas não se desespere, é só clicar no botão "Esqueci minha senha" na tela de login para receber o email de alteração de senha.

Posso usar uma conta bancária que não seja minha?

Por razões de segurança, não é possível utilizar contas bancárias de terceiros. Isso também serve para parentes próximos ou pessoas de confiança. Caso tenha cadastrado um CNPJ, será necessário cadastrar a conta bancária dessa pessoa jurídica, ou cadastrar sua conta pessoal caso você seja o único dono dessa empresa.

Para cadastros de CPF, é estritamente necessário cadastrar uma conta que esteja em seu nome. Caso contrário, não vamos conseguir fazer as transferências para sua conta.

Posso cadastrar mais de uma conta bancária em um Favorecido?

Infelizmente ainda não temos como cadastrar mais de uma conta para o mesmo favorecido. Por enquanto é possível usar uma de cada vez, e caso queira alterá-la, basta acessar sua aba de Favorecidos, e no menu de ações clicar em "Editar Favorecido".

Posso receber meus valores em qualquer conta de qualquer banco?

Pode sim, desde que a conta seja de mesma titularidade do favorecido. Trabalhamos com qualquer conta, poupança ou corrente, de qualquer banco no país.

Emitindo Cobranças

Como emitir um boleto?

Veja o vídeo abaixo para aprender a gerar boletos pela plataforma:

Como eu emito um carnê/cobrança parcelada?

Para emitir um carnê ou cobrança parcelada, é só seguir os passos abaixo:

Como cadastro um cliente?

Para cadastrar um cliente, acesse a aba de Clientes, preencha as informações e clique em "Salvar" ou "Salvar e emitir". As únicas informações obrigatórias são o nome e o CPF ou CNPJ do cliente, mas nossa dica é que cadastre também o email. Assim, quando você emitir uma nova cobrança, nosso sistema envia automaticamente para ele e você tem menos trabalho.

Como cadastro minha conta bancária?

Acesse sua aba de Favorecidos e clique no botão "completar cadastro". Em seguida, o sistema vai pedir para você confirmar alguns dados, incluindo sua conta no banco. Essa função ainda não está disponível pelo nosso aplicativo.

Como vejo qual conta bancária cadastrei?

Acesse sua aba de Favorecidos. No menu de Ações (os quadradinhos no lado direito da tela), clique em "Visualizar Favorecido" e role até o final da página.

Não quero mais que uma cobrança seja emitida automaticamente. Como faço para cancelar?

Para cancelar uma cobrança recorrente, vá até a aba de Cobranças. No menu Ações (os quadradinhos no lado direito da tela), selecione a opção "Exibir/Alterar cobrança recorrente" e depois selecione "cancelar recorrência".

Como programar a emissão de cobranças por mês/semana/a cada 15 dias?

Para repetir cobranças no Boleto Fácil, clique no "Sim" abaixo de "Repetir Cobrança":


Obs: O campo "Dias antes do vencimento da cobrança" determina em quantos dias antes do vencimento o boleto vai ser emitido. Você escolhe a quantidade de dias que achar melhor.

Como emito uma segunda via de cobrança?

Você tem duas opções para emitir a segunda via para seus clientes:

  • Acessar sua aba de cobranças, e, no menu de Ações (os quadradinhos no lado direito da tela) do boleto em questão, clicar em "Visualizar cobrança". Nesse momento você terá acesso a uma versão com multas e juros atualizados. Você pode baixar e/ou imprimir o arquivo e enviar ao seu cliente.
  • Caso tenha enviado o link da cobrança por email ou WhatsApp para seu cliente, basta pedir que ele clique no mesmo link que terá acesso à segunda via atualizada com juros e multa. Esse recurso só estará disponível caso a cobrança tenha sido configurada para ser aceita após o vencimento.
  • Para configurar, basta clicar no "Sim" abaixo de "Receber após vencimento" quando estiver emitindo uma cobrança.

Esse recurso só estará disponível caso a cobrança tenha sido configurada para ser aceita após o vencimento. Para configurar, basta clicar no "Sim" abaixo de "Receber após vencimento" quando estiver emitindo uma cobrança.

Meu cliente me pagou em dinheiro/depósito. Como dou baixa na cobrança?

Caso seu cliente tenha pago por outra forma além do boleto, basta acessar a aba de Cobranças, e, no menu de Ações (os quadradinhos no lado direito da tela), clicar em "Dar baixa manual da cobrança". Você não é cobrado por isso.

Como envio um boleto por WhatsApp?

Posso emitir uma mesma cobrança para vários clientes de uma só vez?

Claro! Para isso, basta cadastrar no mínimo 9 clientes na plataforma primeiro. Depois selecione os clientes que quer agrupar, e clique em "Adicionar Grupo". Agora, é só emitir uma cobrança para esse grupo de clientes.

Como imprimo meus boletos?

Vá até a aba Cobranças, localize o boleto que você quer imprimir e, no menu de Ações (os quadradinhos no lado direito da tela), clique na opção "Visualizar Boleto". Será aberto um arquivo em PDF, e aí é só imprimir.

Os boletos podem ser enviados pelo correio também?

Nós só enviamos pela internet, para o email de seus clientes. Não enviamos boletos pelo correio, mas você pode imprimir e enviar por conta, se quiser.

O que é e como usar a cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é uma forma de gerar cobranças automaticamente a cada intervalo pré-definido de tempo. Assim, você não precisa emitir e enviar sempre a mesma cobrança e economiza tempo. Para usar, no momento da emissão da cobrança marque a opção "Sim" em "Repetir cobrança". A cobrança será gerada 7 dias antes de cada data de vencimento.

Significado dos campos

Intervalo de repetição Número para definir o intervalo em que serão geradas as cobranças. Ex: Emitir a cada dois meses.

Frequência de repetição Semanal, Mensal ou Anual. Essa é a frequência em que será gerada a cobrança. Ex: Emitir semanalmente.

Data de fim Caso deseje limitar o período em que será serão geradas as cobranças, use essa opção. Posso cobrar juros ou multa após o vencimento?

Sim, você decide se as cobranças podem ser aceitas após o vencimento e quanto deverá ser cobrado de multa e juros.

Como cancelar uma cobrança?

Para cancelar uma cobrança, acesse sua aba de Cobranças, e, no menu de Ações (os quadradinhos no lado direito da tela), clique em "Cancelar Cobrança".

Também é ideal entrar em contato com seu cliente pedindo para desconsiderar a cobrança que você cancelou, para que ele não a pague se já tiver recebido.

Taxas

Quanto pago pelos serviços?

Boleto Bancário:

R$ 3,90 por boleto pago. Não cobramos taxa de adesão, emissão de boletos, segunda via ou boletos dados baixa ou cancelados. Aqui você só paga quando recebe. Simples assim.

Cartão de crédito:

4,20% + 0,50 por transação em até 12x. O recebimento é em 31 dias a partir da data de pagamento. Para vendas parceladas, antecipe suas parcelas pagando 2,5% ao mês, ou receba em parcelas, sem taxas extras.

Transferência bancária:

R$ 4,90 por transferência. Cobrado quando você solicita a transferência de valores para sua conta. Você pode acumular vários pagamentos e transferir uma única vez.

Cobrança administrativa de contas inativas:

Para contas que não forem movimentadas em prazos maiores que 365 dias será cobrada uma taxa administrativa mensal de 2,5% sobre o saldo na conta + uma taxa fixa de R$ 39,90. Se o saldo da conta for menor que R$ 0, não será mais cobrada a taxa administrativa.

Mas não se preocupe! Antes do desconto da taxa, nós entraremos em contato para que você retire o saldo ou faça movimentações na conta.

Eu pago pela manutenção da plataforma?

Você não paga nada pela manutenção da plataforma, nem por adesão e nem mensalidade.

Quanto pago por boleto compensado, cancelado, não pago, ou para emitir uma segunda via?

Se seu cliente não pagar o boleto, precisar de uma segunda via, ou cancelar o serviço, pode ficar tranquilo: você não paga nada por isso.

Documentação

Qual é a documentação necessária para a verificação do cadastro?

Pessoa Física

  • RG ou CNH (Foto do documento aberto, frente e verso).
  • Selfie com documento de identificação

Pessoa Jurídica

  • Contrato Social, Requerimento de Empresário ou Certificado de Microempreendedor Individual (MEI)
  • RG ou CNH dos sócios
  • CPF dos sócios (caso o número não conste no documento de identificação)
  • Somente são necessários documentos dos sócios administradores
  • Selfie com documento de identificação

Durante a verificação do cadastro, podemos pedir outros documentos para reforçar a segurança.

Vocês pedem algum documento para minha transferência?

Quando estamos analisando uma transferência, em alguns casos temos que pedir um comprovante de pagamento ou nota fiscal para procedimentos internos. Caso você não emita nota fiscal, não se preocupe que nós temos outros métodos de verificação para repassar os valores a você.

Prazos

Em quanto tempo recebo meu dinheiro?

Boleto Bancário: depois que o cliente paga seu boleto, os valores ficam disponíveis na aba "Extrato" em 1 dia útil.

Cartão de crédito: recebimento em 31 dias a partir da data de pagamento. Para vendas parceladas você pode escolher se quer receber essa venda parceladamente ou antecipar seus recebíveis no momento da emissão.

  • Receber o valor em parcelas: receba em 31 dias a partir do pagamento de cada parcela. Ou seja, a primeira parcela em 31 dias, a segunda em 62, a terceira parcela em 93, e assim por diante. Nessa opção você não paga nenhuma taxa extra.
  • Antecipar o recebimento de todas as parcelas: receba em 31 dias após o pagamento, com uma taxa de juros de 2,5% ao mês. Para liberar a opção de antecipar os seus recebíveis é preciso acessar as opções do favorecido. Saiba como aqui. Para emitir cobranças com o cartão de crédito você precisa estar com seu cadastro aprovado.

Transferência bancária: Com seu cadastro aprovado, você pode solicitar a transferência pela plataforma que a gente faz a primeira em 3 dias úteis, e as próximas em 2 dias úteis

Em quanto tempo meus documentos e meu cadastro são analisados?

Depois que você acessa a aba de Favorecidos, completa seu cadastro e envia seus documentos, nosso time leva 2 dias úteis para analisar tudo. Fique atento à sua caixa de emails que vamos responder por ali.

Quanto tempo leva pro boleto compensar? E nos feriados e finais de semana?

Quando um boleto é pago, ele leva 1 dia útil para ser compensado na plataforma.

Se for pago em um feriado, o pagamento é considerado pelo banco no próximo dia útil, e compensado no dia seguinte. Por exemplo: se seu cliente pagar um boleto no sábado, o pagamento é considerado como feito na segunda-feira, e cairá na plataforma na terça-feira.

Meu boleto venceu no fim de semana. Ele pode ser pago depois?

Caso o boleto vença no fim de semana, ou em um feriado, ele pode ser pago no dia útil seguinte sem juros ou multa. Por exemplo: caso o boleto tenha vencido em um sábado, ele pode ser pago na segunda-feira sem juros ou multa. Porém se for pago na terça-feira, o banco já vai considerar 2 dias de atraso.

Carnê de pagamento

Posso emitir um carnê de pagamento?

Sim. Ao emitir uma cobrança, você escolhe se quer gerar múltiplas prestações. Sempre que forem selecionadas 2 ou mais prestações, automaticamente será gerado um carnê que pode ter até 24 parcelas. Você consegue acompanhar no sistema o pagamento de cada prestação individualmente.

Para carnê, como é cobrada a taxa?

A cobrança de taxa é feita apenas para cobranças pagas.

Quando você emite um carnê, cada parcela é uma cobrança individual e a taxa é cobrada por parcela paga.

Por exemplo, caso você emita um carnê com 5 parcelas e apenas 4 forem pagas, você pagará taxa apenas nas 4 cobranças que foram pagas.

Como recebo quando emito um carnê?

Cada parcela do carnê é uma cobrança separada, ou seja, você receberá o valor mensalmente conforme o seu cliente for pagando as parcelas.

Divisão de receitas ( split )

Como funciona a divisão de receitas?

A divisão de receitas (ou, simplesmente, split - do inglês, dividir) permite que o valor recebido por uma cobrança seja dividido entre dois favorecidos vinculados entre si no Boleto Fácil. Normalmente este recurso é utilizado por lojas virtuais (e-commerces ou marketplaces) que possuem vendedores ou representantes associados e que comercializam produtos ou serviços através da empresa.

Os valores resultantes do split estarão visíveis em meu extrato?

Sim. No extrato há um botão de filtros "split" que exibe exatamente os valores resultantes da divisão da receita das cobranças recebidas. No caso do split será exibido tanto um débito no extrato do emissor da cobrança como um crédito (de mesmo valor) no extrato do favorecido associado (normalmente, o e-commerce ou marketplace).

Como faço para configurar o split para meu favorecido?

O primeiro passo é a avaliação do nosso time de suporte para entender bem a sua necessidade de divisão de receita. Se aprovada, vamos informar se você vai precisar integrar a nossa plataforma com o seu site ou se a configuração poderá ser feita direto no webservice. Por último, só precisa informar a gente o valor ou o percentual que deseja repassar para o seu indicado.

E a taxa do boleto? Também é dividida?

A taxa nunca é dividida e é sempre cobrada do Favorecido que fez a emissão da cobrança.

Posso definir qual é o emissor da cobrança quando o split é configurado?

Apenas se você estiver integrado por API, dessa forma você pode escolher qual dos envolvidos no split vai aparecer como emissor da cobrança. Não se esqueça que o emissor é quem vai pagar as taxas das cobranças.

É possível ter mais de um esquema de split, caso queira aplicar valores (ou percentuais) diferentes para favorecidos diferentes?

é possível sim. Vamos primeiro avaliar a sua necessidade de possuir múltiplos esquemas de split e, se for aprovada, passamos as orientações para continuar o processo. Mas lembre que é necessário utilizar o Boleto Fácil via API para isso.

Segurança

Qual é a garantia de que receberei os valores pagos?

Entendemos que não dá pra confiar em qualquer site na internet, ainda mais para trabalhar com o seu dinheiro, né? Pode ficar tranquilo: atuamos sob as normas do Banco Central e da FEBRABAN e temos boas referências. Nossa seriedade é comprovada e aprovada por nossos clientes, muitos deles de peso, que você conferir aqui. Além disso, estamos no mercado desde 2000 e fazemos parte do mesmo grupo de sócios do EBANX e da Polvo Digital.

O sistema oferece total segurança nas transações realizadas?

Sim, temos um time de especialistas na área de segurança. Temos mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas financeiros, incluindo anos de prestação de serviço para os maiores bancos do país. Isto garante, entre outros fatores, que todos os valores entre o pagamento dos boletos e a transferência para a sua conta possam ser rastreados. Seguimos os mais avançados padrões de segurança na implementação de nossos produtos. O Boleto Fácil funciona 100% em ambiente seguro.

Privacidade

Como é tratada a privacidade de minhas informações?

Os dados que você cadastra no sistema são confidenciais, jamais sendo disponibilizados para terceiros ou utilizados para outros fins que não os relacionados ao uso do sistema Boleto Fácil. Nossos sistemas seguem os mais rigorosos padrões de sigilo de dados e restrições de acesso, garantindo a máxima segurança possível para seus dados.

Integrações

Posso integrar o Boleto Fácil com meu website?

Sim, é possível fazer a integração para que as cobranças sejam geradas a partir de seu website de duas formas:

1) Botão de pagamento
O botão de pagamento é a forma mais simples de integração.
Nele, você precisará apenas configurar os dados da cobrança e inserir um pequeno código HTML na página do seu produto para o botão aparecer.

2) Integração via API
A integração via API é a forma mais completa de gerar cobranças automaticamente.
Em nossa documentação você encontrará informações de como utilizar a API de integração para integrar o Boleto Fácil com seu site.

Tudo o que você precisa saber está na nossa página de integração.

Atenção: Para utilizar a integração via API, você vai precisar de alguém que tenha conhecimentos de programação.

Com quais sistemas vocês têm integração?

Você pode ver todos nessa lista.

Sou provedor de Internet. Vocês têm alguma opção de integração?

Sim! Temos várias opções de sistemas já integrados que você pode ver aqui. Se o seu sistema não estiver nessa lista, fale com a gente pelo email suporte@boletobancario.com que estudamos essa integração.

Estamos integrando também com o Mk-Auth e vamos avisar em nossas redes sociais quando estiver tudo pronto, então é só seguir a gente para ser o primeiro a saber.

Atalhos de teclado

Como utilizar os atalhos de teclado?

Para usar as teclas de atalho, basta colocar o mouse sobre o elemento que deseja aplicar a ação, e clicar nas teclas correspondentes:

Página de cobranças

Para salvar os boletos emitidos, utilize as teclas SHIFT + S

Para arquivar as cobranças, utilize as teclas SHIFT + A

Página de clientes

Para exibir todas as cobranças do cliente, utilize as teclas SHIFT + E

Pagamento de Contas

Posso pagar minhas contas com o saldo do Boleto Fácil?

Sim! Você pode usar o saldo disponível na sua conta online para pagar suas contas de consumo (água, luz, telefone...) e boletos bancários com mais praticidade e sem pagar a mais por isso. Só não podem ser pagos boletos gerados pelo próprio Boleto Fácil e taxas estaduais como IPTU e IPVA.

Por que é necessário o CPF/CNPJ do beneficiário para pagar contas?

Essa é uma nova exigência da FEBRABAN para boletos registrados e garante a segurança do seu pagamento. é necessária apenas em pagamentos de boletos. No caso de contas de água, luz e telefone você não precisa se preocupar.

Beneficiário é quem emite o boleto. Você pode encontrar o CPF ou CNPJ ao lado do nome do beneficiário, no mesmo campo.

Cartão de Crédito

Como emitir uma cobrança por cartão de crédito?

Para emitir cobranças no cartão de crédito você precisa estar com seu cadastro aprovado. Complete suas informações na página de “Favorecidos”, envie seus documentos e aguarde nossa aprovação. Depois de aprovado, você escolhe que opções de pagamento vai disponibilizar para o seu cliente, como na foto:


Quando receber a cobrança, seu cliente vai poder escolher a forma de pagamento que preferir, dentro das opções que você disponibilizou.

IMPORTANTE: as taxas para cobranças via cartão de crédito e boleto são diferentes. Se você não quiser usar a opção de pagamento via cartão de crédito, é só não selecionar esse método na hora de gerar a cobrança. Simples assim.

Como é calculada a tarifa de antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é uma operação para os pagamentos feito por cartão de crédito, em que você antecipa o recebimento de um valor que já é seu. Para ter essa opção, você precisa primeiro ter seu cadastro completo e aprovado. Com a antecipação de recebíveis, você paga apenas uma taxa de 2,5% ao mês e recebe todas as parcelas juntas, 31 dias após o pagamento da cobrança.

A tarifa de antecipação do cartão de crédito é cumulativa mês a mês de acordo com o valor de cada parcela. é bom lembrar que as tarifas de processamento também compõem seus custos dentro da antecipação. Clique aqui para saber quanto vai pagar se antecipar o seu dinheiro.

Com seu cadastro aprovado, essa opção estará disponível para você no momento de emissão de uma cobrança de cartão de crédito. é só selecionar "Sim" na opção "Antecipar recebimento de parcelas".

Quais bandeiras de cartão são aceitas?

Aceitamos pagamentos em todas as principais bandeiras do mercado: American Express, Banes Card, Cabal, Coop, Diners Club, Discovery, Elo, Hipe, Hipercard, JCB, Mais!, Mastercard, Soro Cred, UnionPay, Amex e Visa.

Contestação: o que é e como faço?

O que é uma contestação?
A contestação é um processo de cancelamento que garante a segurança do cliente que faz pagamentos pelo BoletoBancario.com que pode ser feita somente em dois casos:

  • Se você faz uma compra online e faz o pagamento, mas não recebe o produto ou serviço comprado;
  • Se não reconhece o pagamento descontado.

Precisa abrir uma contestação?
Veja como funciona uma contestação com o BoletoBancario.com:

  • Clique no botão abaixo informando seus dados, os dados da compra e o problema que está tendo;
  • Nós entramos em contato com você para entender melhor o que aconteceu;
  • Falamos com o seu vendedor e pegamos informações para validar os dados que você nos forneceu;
  • Analisamos as informações das duas partes e comunicamos a resposta;
  • O dinheiro é transferido (boleto) ou estornado (cartão de crédito) se o parecer for favorável a você. Caso contrário, o crédito é liberado para o vendedor.
Entendi, quero abrir uma contestação.

Ainda ficou com dúvidas? Fale com a gente pelo email contestacao@boletobancario.com ou telefone (41) 3013-9650

Posso emitir cobranças recorrentes no cartão?

Ainda não, mas a nossa solução para cobranças recorrentes automáticas no cartão de crédito está em desenvolvimento e deve chegar em breve.

3.18.3