relacao-cliente

Como criar uma boa relação com o cliente?

In Empreendedorismo by Boleto Fácil Comments

Ter um bom relacionamento com o cliente é importante para todo o tipo de marca ou empreendimento. Para quem trabalha com prestação de serviços, então, é uma questão fundamental: com estratégias de relacionamento eficazes, você consegue fidelizar o consumidor, oferecer exatamente o que ele procura e fazer parte do dia a dia dessa pessoa – o que inclui indicações para clientes em potencial.

Está na dúvida de como criar (e manter) uma boa relação com o seu cliente? Confira essas dicas:

Pense como o cliente

Para entender uma necessidade, resolver um problema ou encontrar novas oportunidades, é preciso ter empatia e se colocar no lugar do outro. Nas estratégias de marketing, essa atitude leva o nome de CRM (Customer Relationship Management) e trabalha o relacionamento com foco no cliente, organizando as tarefas com a visão que outras pessoas têm da empresa. Experimente pensar como alguém no momento da compra, fazer pesquisas com o público da marca e deixar os consumidores se envolverem nas discussões sobre um novo serviço ou demanda. Isso inclui tirar um pouco a sua marca dos holofotes e voltar a comunicação ao consumidor, transformando as pessoas no personagem principal.

Crie confiança

Mostrar ao cliente que você é confiável pode mudar uma decisão rapidamente. Tenha um domínio próprio em seu site, fale sempre com uma linguagem adequada, marque reuniões ou telefonemas em locais e horários adequados, responda às dúvidas com calma e não deixe o cliente esperando. Com essas atitudes, fica fácil perceber que você trabalha de maneira profissional e vai realizar um bom serviço.

Entre em contato com frequência

Não deixe para conversar com o seu cliente apenas quando é necessário ou vantajoso para você: é preciso estar em contato frequentemente, encaminhar e-mails marketing, ficar atento às perguntas do chat e ser ativo nas redes sociais. Você não deve ser invasivo, mas quanto mais se aproximar do seu cliente, mais visibilidade vai ter na hora da compra.

Use os dados a seu favor

Coletou informações como data de nascimento, telefone ou preferências na hora do cadastro? Faça esses dados trabalharem para você! O celular pode ser um bom canal para avisar o seu cliente sobre novidades, horários, ofertas e outros avisos rápidos. Já as datas e escolhas pessoais podem ser aproveitadas para enviar e-mails ou mensagens personalizadas, oferecendo um desconto no mês do aniversário ou enviando um conteúdo que o cliente gostaria de ver.

Entregue tudo sempre dentro do prazo

Parece óbvio, não é? Mas a atenção ao prazo e cuidado com a qualidade do material é fundamental para que a sua marca seja relacionada a experiências positivas. Quando você se mostra atencioso, profissional e pontual, fica mais fácil para o cliente saber em qual empresa (ou pessoa) pode confiar no futuro.

Não esqueça dos “clientes antigos”

Ter novos clientes e projetar serviços é excelente, além de ser uma parte importante do seu Plano de Negócios. Mas ser reconhecido, conquistar e fidelizar um novo consumidor pode sair mais caro do que manter antigos contatos por perto – e isso inclui gastos com marketing, atendimento e logística. Então, comece a recompensar seus clientes fidelizados com descontos e promoções, newsletters criativas e contatos amigáveis, sem esquecer de manter sempre um padrão de qualidade na entrega.

Facilite todo o processo

Por mais que o resultado supere expectativas, a qualidade esteja impecável e você saiba conversar com os consumidores, um processo de pagamento demorado ou burocrático pode acabar desgastando a sua relação com o cliente. Ofereça soluções simples, como o pagamento por boleto bancário, que evitam estresses, não geram problemas e dão uma imagem profissional à sua empresa.

Com o Boleto Fácil você pode emitir as suas faturas com tranquilidade e de maneira profissional, oferecendo cobranças parceladas e definindo possíveis juros. Além disso, também pode anexar as suas notas diretamente na fatura e criar cobranças recorrentes.

E lembre-se: relacionamento com o cliente é a base de uma empresa bem sucedida, estruturada e humana. Não faça do atendimento ao cliente, pós-venda ou operações algo mecanizado, que não entrega os valores da sua marca e não dá importância a quem está envolvido no processo. Contar histórias e fazer o cliente somar ao seu negócio é uma das melhores estratégias – com benefícios para o caixa, o histórico da marca e a vida das pessoas.