Como começar um negócio enquanto você ainda está no seu emprego?

In Empreendedorismo, Profissional Autônomo by Boleto Fácil Comments

Para se tornar empreendedor, não basta investir em uma ideia ou ter vontade de aplicar suas experiências em um novo negócio. Ter paixão pelo que se faz é fundamental, mas o caminho de quem começa a empreender é cheio de dúvidas, sacrifícios, decisões difíceis, além de demandar toda a sua atenção e energia.

É por isso que muitas pessoas preferem dar os primeiros passos na própria empresa enquanto ainda fazem parte de uma equipe no mundo corporativo. E não é errado optar pelos dois modelos, já que você pode manter a estabilidade e os benefícios de um emprego fixo enquanto lida com clientes, fornecedores, documentos e investimentos iniciais. Porém, é preciso ter cuidado para não prejudicar nenhuma das partes.

Olha só as nossas dicas para começar um negócio enquanto você ainda está no seu emprego e garantir o sucesso dessa transição:

Encontre parceiros

Você não pode cuidar de tudo sozinho: é preciso contar com pessoas que possuem mais experiência na área administrativa, financeira ou tecnológica, para que você tire dúvidas e reduza os erros no seu negócio. Nessa hora, seu chefe, colegas de trabalho e pessoas que você conhece na empresa podem se transformar em grandes parceiros, se você manter contato, ter um bom relacionamento e ser honesto em relação à sua jornada dupla.

Planeje bem as suas finanças

Nada de pensar que, logo de cara, o seu negócio vai dar lucro e você receberá em dobro: a maioria das empresas passa os primeiros meses (ou até anos!) ganhando apenas o suficiente para cobrir despesas e se manter. Então, coloque as contas na ponta do lápis e reduza o seu custo de vida (ou seja, diminua o investimento em lazer, viagens e compras supérfluas), para que parte do seu salário possa entrar no fundo de investimento da nova empresa.

Estabeleça limite

A sua ideia de negócio não deve atrapalhar o rendimento no trabalho, da mesma forma que o expediente não pode invadir os momentos em que você se dedica ao novo empreendimento. Organize-se, tenha uma lista de tarefas e defina em quais períodos vai se dedicar a cada atividade, para não fazer confusões, reduzir a produtividade ou perder datas e documentos importantes.

Deixe os processos mais práticos

Otimize tarefas com planilhas, aplicativos e plataformas que facilitam o seu dia a dia, para que você não precise interromper sua rotina no escritório ou aquele processo de brainstorm da empresa. Você pode, por exemplo, contar com um meio de pagamento prático como o boleto bancário, que ajuda você a economizar tempo, organizar as finanças e automatizar os processos com seus clientes.

Com o Boleto Fácil, você pode criar cobranças recorrentes. Dessa maneira, não precisa perder tempo emitindo novos boletos a cada mês.

Cadastre no Boleto Fácil ainda hoje clicando aqui.

Liste suas metas e objetivos

Qual é o seu objetivo ao abrir a própria empresa? O que é necessário para isso acontecer? Aos fazer listas e transformar os processos em ações menores, fica mais fácil dar um passo de cada vez, resolver problemas e tomar atitudes diariamente. Assim, você consegue se dedicar ao trabalho e, ao mesmo tempo, sabe que não está protelando ou deixando de colocar a ideia em prática.

Faça a empresa funcionar aos poucos

Um negócio precisa de uma equipe eficiente, ambiente adequado e recursos para atrair cada vez mais clientes. Mas é difícil arcar com os custos de tudo isso, principalmente se você precisa se dedicar a uma outra função. Então, tenha paciência, espere ter mais receita para contratar alguém, opte pelo home office ou por espaços de coworking e comece com uma produção pequena, atendendo poucos clientes.

Fique atento ao mercado

Por estar dentro de uma empresa, fica mais fácil observar o comportamento do mercado de trabalho – mesmo que o seu empreendimento seja de um ramo totalmente diferente. Aproveite a experiência dentro da empresa para entender o que deve fazer para se destacar da concorrência, quais são as ações necessárias para fazer o setor administrativo funcionar e como você pode fazer uma boa prospecção.

Você abriu seu próprio negócio enquanto estava em outra empresa? Está passando por essa situação? Compartilhe sua história com a gente!