Boleto Bancário . com - Soluções para geração de boletos bancários

Boleto Bancário . com - Soluções para geração de boletos bancários

Desde 2000 no mercado de emissão de boletos

English Version

QUESTÕES BÁSICAS

Gostaria de utilizar cobrança com boletos. O que preciso fazer primeiro?

Caso opte pelo Boleto Fácil, não precisa se preocupar com detalhes sobre o funcionamento de boletos.

Caso deseje fazer emissão de boletos por seu próprio sistema e conta bancária, recomendamos continuar a leitura para entender mais sobre o mecanismo de cobrança com boletos e soluções disponibilizadas pelo BoletoBancario . com

 

Em primeiro lugar, você precisa de uma conta capaz de receber pagamentos com boletos.

Existem várias modalidades de cobrança, chamadas de carteiras. Converse com seu gerente para entender qual se encaixa melhor em seu negócio.

Caso o número previsto de boletos emitidos seja muito alto, convêm fazer uma pesquisa com mais bancos, pois as taxas cobradas variam de banco para banco.

O que exatamente são as carteiras?

Uma carteira de cobrança define o modo como o boleto é tratado pelo banco. Existem duas grandes divisões:

- Carteiras Não Registradas: significa que não há registro no banco sobre os boletos gerados, ou seja, você não precisa notificar o banco a cada boleto gerado. Neste caso a cobrança de taxa bancária é feita por boleto pago.

- Carteiras Registradas: você precisa notificar o banco sobre todos os boletos gerados, esta notifiação é feita enviando-se um arquivo para o banco, chamado "arquivo de remessa". Neste caso os bancos cobram uma taxa por boleto gerado, independentemente de ele ser pago. Nestas carteiras também se encaixam serviços bancários adicionais, como protesto em caso de não pagamento.

Como funciona o processo de homologação?

Antes de começar a emitir boletos aos seus clientes, é preciso passar pelo processo de homologação. O processo de homologação consiste basicamente em gerar de 10 a 20 boletos fictícios, variando os dados utilizados, e enviá-los ao banco para ele dê o aval para emissão de boletos reais.

A homologação é feita por conta-corrente, ou seja: apesar de todos os bancos e carteiras disponíveis em nossos sistemas serem previamente aprovados, cada conta precisa passar por esse processo. Eventualmente podem ter havido mudanças no sistema do banco, e, apesar do boleto gerado ainda estar em conformidade, existe um novo padrão definido. Neste caso, durante a homologação o banco poderá solicitar que o sistema seja alterado para atender ao novo padrão.

O que é o "Nosso Número" e como ele funciona?

O Nosso Número é o número que identifica unicamente um boleto para uma conta. O tamanho máximo do Nosso Número depende do banco e carteira. Para carteiras registradas, você deve solicitar ao seu banco um intervalo de números para utilização. Quando estiver perto do fim do intervalo, deve solicitar um novo intervalo. Para carteiras não registradas o Nosso Número é livre. Ao receber o retorno do banco, é através do Nosso Número que será possível identificar os boletos pagos.

Com quais bancos suas soluções são compatíveis?

Nossas soluções suportam os bancos mais utilizados no Brasil (Lista). Caso ainda não tenha suporte para o seu banco, adicionaremos este suporte sem custo adicional.

O pagamento deve ser obrigatoriamente vinculado a uma conta bancária em nome da empresa ou pode ser conta particular?

O Boleto Fácil é a solução mais prática para emitir boletos como pessoa física.

É possível emitir boletos sendo nossa empresa estrangeira?

Nós temos a solução ideal para empresas estrangeiras que não possuem ou não tem interesse em possuir estrutura legal no Brasil. É o Boleto Pay.

Posso emitir boletos como pessoa física?

Sim, o Boleto Fácil é a solução mais prática para emitir boletos como pessoa física.

AQUISIÇÃO E UTILIZAÇÃO

Utilizando os sistemas de sua empresa vou ter que pagar alguma taxa por boleto gerado?

Para os sistemas Boleto Web e Boleto Direto não há cobrança de taxas por boleto gerado ou pago. Para o Boleto Service a cobrança é feita por boleto gerado.

Com os três sistemas acima você deverá utilizar uma conta bancária própria, portanto vale lembrar que os bancos cobram uma taxa por boleto gerado ou recebido, dependendo da carteira utilizada. Leia mais aqui.

Para Boleto Fácil a taxa é cobrada por boleto pago, e a taxa bancária já está inclusa no valor.

Após a aquisição de uma licença, poderei modificar seus dados?

É permitida a alteração de todos os dados, inclusive o banco, até o momento em que a licença for marcada como homologada. A partir da homologação, não será mais possível alterar os dados, sendo necessária uma nova aquisição caso haja necessidade de alteração dos dados.

Já realizei o pagamento, porém o sistema está exibindo um erro que informa que não é possível gerar boletos com data de vencimento a partir de uma determinada data. Por quê?

Por questão de segurança, as licenças que ainda não foram marcadas como homologadas exibem esta restrição. Para a homologação não é preciso gerar boletos com data de vencimento futura. Após marcar a licença como homologada esta restrição não mais existirá.

Requisitei o envio de minhas licenças, porém o sistema entregue não foi capaz de gerar boleto para todas elas. O que está errado?

Somente as licenças com o Status de Ativação igual a "Licença Ativa" serão enviadas.

UTILIZAÇÃO DO BOLETO WEB

Como utilizar o sistema Boleto Web?

Após ter recebido a sua cópia do sistema, ou ter feito o download do software de demonstração, siga as instruções abaixo:
Extraia-o no diretório de sua preferência. Ao extraí-lo, você terá um arquivo chamado 'boleto.war'. WAR (Web Archive) é o formato-padrão de aplicações Java para Web. Com este arquivo é possível fazer o deploy da aplicação em qualquer servidor de aplicações compatível com Java 1.4 ou superior. Os arquivos '.war' são de fato arquivos ZIP; você pode renomeá-los e extraí-los para examinar seu conteúdo. Caso você não saiba o que fazer com o arquivo WAR, leia, por favor, a próxima pergunta.

Como utilizar o sistema com Tomcat instalado em máquina local?

É pré-requisito para uso desse sistema ter o Java, JDK ou JRE, versão 1.4 ou superior instalado na máquina. O download pode ser feito em http://java.sun.com/. Anote o diretório em que o Java será instalado, pois a instalação do Tomcat poderá perguntar por ele.
Nota: As versões mais recentes do Tomcat exigem Java 1.5 ou superior; apesar disto, por questão de compatibilidade, o sistema exige apenas Java 1.4 e Tomcat 4.1, ou superiores.
Faça o download do Tomcat em: http://tomcat.apache.org/
A instalação do Tomcat perguntará por usuário e senha, bem como por porta do serviço. Anote esses dados. Por padrão, o usuário é admin, a senha fica em branco, e a porta é 8080. Caso a instalação pergunte pelo diretório do Java, selecione o diretório informado durante a instalação.
Feita a instalação do Tomcat, acesse o endereço http://localhost:8080/manager/html. Você será perguntado pelo usuário e senha: utilize os dados informados na instalação.
Na página aberta, constará uma seção "WAR File to Deploy". Clique em "Procurar..." ou "Browse...". Selecione o arquivo 'boleto.war' recebido por e-mail. Clique no botão Deploy abaixo da caixa de texto. Na mesma página, na parte superior, aparecerá uma nova aplicação. Seu path é '/boleto' e nome 'Boleto Web'. Clique no path '/boleto' para acessar uma aplicação de exemplo. As instruções estarão na própria página.

UTILIZAÇÃO DO BOLETO DIRETO

Como utilizar o sistema Boleto Direto?

Após ter recebido a sua cópia do sistema ou ter feito o download do software de demonstração, extrai-o no diretório de sua preferência e siga as instruções contidas no arquivo Leiame.txt.

Como o Boleto Direto se comporta com grandes volumes de impressão?

O Boleto Direto é bastante rápido na geração e envio de boletos para impressão. Geralmente fica limitado apenas pela velocidade da própria impressora. Temos relatos de clientes informando a impressão de 1500 boletos por hora.

UTILIZAÇÃO DO BOLETO SERVICE

Como utilizar o sistema Boleto Service?

Para informações sobre como utilizar o Boleto Service, realize o download de seu manual técnico aqui.

PERGUNTAS GERAIS

Gostaria de saber qual a diferença entre o Boleto Web e o Boleto Direto, pois não entendi muito bem.

O Boleto Web é destinado à geração de boletos através de um site na Internet. Leia mais aqui.
O Boleto Direto é destinado à impressão ou envio por e-mail de qualquer quantidade de boletos, não necessita de um site na Internet, nem mesmo de conexão no caso do uso exclusivo para impressão. Leia mais aqui.

Gostaria de saber se os sistemas Boleto Web e Boleto Direto possuem opção de controlar boletos pagos e não pagos.

Os sistemas Boleto Web e Boleto Direto são exclusivamente geradores de boletos, feitos sob medida para se integrarem a sistemas já existentes ou em desenvolvimento. O controle dos boletos pagos depende de como seu sistema armazena os dados utilizados na geração do boleto. Nós podemos dar suporte para a integração do sistema com sua base de dados ou desenvolver uma solução específica para o seu caso. Entre em contato para mais informações.

Nossa empresa não possui nenhum sistema de controle de clientes/pagamentos. Gostaria de uma solução completa, é possível?

Sim, o Boleto Fácil é a solução ideal para o seu caso

Nossa empresa possui apenas uma base de dados com os clientes, gostaríamos de utilizá-la com os sistemas de vocês, é possível?

É possível; entre em contato para mais informações.

Ao adquirir o Boleto Web ou Boleto Direto com vocês, receberei junto o código fonte?

Não, para estes sistemas apenas os binários são entregues.

Os boletos serão gerados nos servidores de vocês ou diretamente do meu site?

Os sistemas Boleto Web e Boleto Direto devem ser instalados diretamente em seu(s) servidor(es). O Boleto Service e Boleto Fácil ficam hospedado em nossos servidores

O sistema pode ser instalado em 2 máquinas?

Sim, pode ser instalado em quantas máquinas for necessário. Não há restrição.

O Boleto Web funciona com um site desenvolvido em ASP ou PHP?

Sim, basta que o seu servidor tenha suporte a Java. Outra solução é utilizar o Boleto Service desta forma não há necessidade de instalação de nenhum componente em seus servidores.

Os boletos gerados pelos seus sistemas podem ser protestados?

Sim, o protesto não depende do sistema e sim da carteira. Veja mais aqui.

Vou ter orientação sobre integração com meus sistemas / bancos de dados?

A documentação do sistema deve ser suficiente para sanar todas as suas dúvidas. Poderá também contar com o suporte telefônico e via e-mail para a integração.

O sistema é realmente seguro?
O sistema é seguro pois não há tráfego de informações sigilosas, como senhas.
Continua com dúvidas? Pergunte-nos!
Rua Des. Ermelino de Leão, 35 - 2º Andar
Centro - Curitiba-PR
Segurança garantida pela Thawte Desenvolvido por Polvo Digital